terça-feira, 15 de agosto de 2017

HISTÓRIA DA BANDA CUMADIANA - EJRC/ÁGUAS BELAS/PE

A EJRC está participando pela segunda vez do FESTIVAL DE MÚSICA NA ESCOLA, organizado pelo COEP/PE, em sua décima primeira edição, que, de acordo com o Regulamento publicado, tem como objetivos a "mobilização de jovens por meio da música, para a promoção da cidadania e inclusão social, tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS do Milênio, propiciando integração, crescimento, trabalho em equipe e revelação de valores artísticos para o XI Festival de Música na Escola, destinado à Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco". 
Este ano, logo após ser feita a inscrição da escola neste Festival, o professor Robson Rayan divulgou em todas as turmas que os músicos seriam selecionados mediante audições e apresentações dos estudantes interessados em fazer parte da banda, que iria representar a nossa escola. Ao todo foram quinze estudantes inscritos que participaram destas audições e apresentações. Destes, apenas sete foram selecionados para formar a banda deste ano: Bruno, violão; Joice, vocal; Pedrinho, cajon; Wilames, baixo; Rhayssa, teclado; Thomas, sanfona e o polivalente Flávio, flauta doce, triângulo e ganzá. E assim foi formada a Banda Cumadiana, cujo nome foi escolhido por eles, numa referência bem humorada ao nome da diretora.
E deu-se início ao processo de composição da música, que, de acordo com o regulamento do festival, não pode ser paródia, pois  "as letras e melodias deverão ser inéditas e com foco no tema do 15 Objetivo de Desenvolvimento Sustentável do Milênio “VIDA TERRESTRE”. E assim nasceu a música Dor da Terra. Mais uma etapa vencida. 
E vieram os ensaios, depois a gravação da música em estúdio, com o parceiro de sempre Fabiano Cavalcanti. Mais ensaios e toda uma produção artística para a gravação do clipe. E mais uma vez as parcerias foram importantes nesta etapa: Alba Silva, Paloma Gama, Daniel Tenório, Letícia e Dinelle, que vieram ajudá-los, neste dia que acabou sendo muito produtivo, porém cansativo demais para todos eles. E mais ainda para o professor coordenador, que ainda teve que "varar" a madrugada editando o vídeo para postar no YouTube, com mais de uma semana já de atraso em relação às demais bandas inscritas. E assim nasceu o clipe.
E começamos a mega campanha virtual de divulgação para que a banda tivesse o maior número de visualizações e nos surpreendemos com a quantidade de ex da escola: estudantes, professores e servidores que se encaixaram nesta empreitada, além é claro, dos alunos, professores e servidores atuais, cujas famílias e amigos também se mobilizaram. Fazendo a banda chegar rapidamente a mais visualizada em apenas quatro dias.
Ao serem convidados para darem entrevista na manhã de sábado, na Rádio Ação FM, coincidentemente comandada por ex-estudantes do Velho João, diga-se de passagem, os talentos da Banda Cumadiana ficaram radiantes, apesar de muito tímidos, pois sabem da importância e do alcance que tem esta rádio em nossa região. Saindo da rádio, foram direto para uma tarde puxada de ensaios, para fazerem bonito na escola, numa apresentação que farão para os colegas no evento em comemoração ao Dia do Estudante, já uma prévia para irem se familiarizando com o "palco", pois a próxima etapa, com data ainda a ser divulgada pelo COEP, será em Recife, com todas as outras bandas das escolas que conseguirem passar para a segunda etapa deste Festival.
Se este tipo de ação na escola é bom para os nossos jovens estudantes, imaginem para mim e meus colegas que já passaram dos trinta, quarenta, cinquenta.... (rsrsrs) É alma nova que todos ganhamos, é o feedback que professores precisam ter com os seus jovens estudantes, que pacientemente param para nos ensinar "porque nem sempre se consegue dar like", "quais são os melhores meios de divulgação", até, se bobear, "quais programas ensinam a roubar o wi-fi do vizinho para poder colocar todos para visualizar".
Mas o mais positivo de tudo isso que vem ficando como ensinamento para todos os nossos estudantes é que se todos se unem em prol de algo, é muito mais fácil conseguir atingir os objetivos e que a arte, assim como os esportes, a cultura, devem fazer parte do cotidiano escolar, pois motiva e incentiva os jovens no caminho do bem.
E viva a Banda Cumadiana, que já ganhou fãs, divulgadores em diversos estados, em alguns países e até um bordão criado por uma ex-aluna, Patrícia Reis: "mas vai lá, dá um curtir pra ajudar" basta acessar o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=k1AmXinJLHo

Eis as fotos de alguns momentos. (Sem indicação de autoria, pois foram tantos e em tantas redes sociais...rsrs)

APRESENTAÇÕES E AUDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DA BANDA:








GRAVAÇÃO DA MÚSICA NO ESTÚDIO FABIANO CAVALCANTI












GRAVAÇÃO DO CLIPE: MONTAGEM  E ORGANIZAÇÃO DO CENÁRIO NA ESCOLA E TOMADAS EXTERNAS



















ENTREVISTA NA RÁDIO AÇÃO FM: DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA EM BUSCA DE VISUALIZAÇÕES E DE LIKES PARA O VÍDEO DA BANDA CUMADIANA NO YOUTUBE




ENSAIO PARA AS APRESENTAÇÕES

A BANDA CUMADIANA E TODOS NÓS QUE FAZEMOS A EJRC AGRADECEMOS ÀS PARCERIAS FORMADAS; O APOIO, A PARTICIPAÇÃO E O EMPENHO DE TODOS NA DIVULGAÇÃO DO LINK DA BANDA. 
GRAÇAS A DEUS E A TODOS VOCÊS QUE PARTICIPARAM, A BANDA CUMADIANA CONSEGUIU ATINGIR A META PARA PASSAR PARA A SEGUNDA ETAPA. 
VALEU, GALERA!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário