quinta-feira, 22 de junho de 2017

PROJETO BOA VISÃO - UM TRIBUTO ÀS "DOUTORAS DO VELHO JOÃO"

Durante o recesso do mês de janeiro, recebi um e-mail da GRE-AM solicitando o nome de dois professores da nossa escola para participarem de uma reunião do Projeto Boa Visão. Sem saber do que se tratava, indiquei duas professoras que praticamente moram na escola, por conta das suas 350 horas aulas: Josenilda Albuquerque e Alessandra Feitosa. Foi este o meu principal critério, pois achei que seria mais fácil para  elas repassarem as informações para os demais colegas, nos três turnos da escola.
Depois de enviado os nomes e os dados de ambas, foi a hora de comunicá-las sobre a minha "ousadia". E como todos os colegas do Velho João são "pau pra toda obra", elas aceitaram "numa boa". E lá se foram para a reunião. Ao voltarem, nos informaram sobre a grandiosidade do PROJETO BOA VISÃO: as duas seriam responsáveis pela triagem inicial de TODOS os nossos estudantes para detectar os que tivessem necessidade de um exame de vista que seria feito posteriormente, em Garanhuns, no Mutirão da Fundação Altino Ventura/One Insiht, em parceria com o Governo de Pernambuco por meio do Projeto Boa Visão.
Após receberem as instruções de como proceder na triagem inicial, as nossas duas "Doutoras Guerreiras" deram início a uma verdadeira maratona para conciliar seus horários e todas as demandas de uma sala de aula com a triagem de quase um mil e setecentos estudantes. Inicialmente, apenas as duas, depois, à medida que o prazo ia se esgotando, outros "doutores" foram se juntando nesta tarefa: professores, funcionários, alunos e ex-alunos, inclusive, numa noite, recebemos a ajuda de uma equipe de profissionais da área, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. E haja trabalho para todos! Ao todo, foram encaminhados da nossa escola 458 estudantes que necessitavam de atendimento oftálmico. Devido à demanda, a nossa escola foi contemplada para este mutirão com 250 exames, e, de acordo com as informações dadas pela GRE-AM, os outros 208 serão atendidos posteriormente pela UPAE. 
Desde então, estudantes, familiares e toda a equipe do Velho João aguardamos ansiosamente o dia dos exames deste primeiro grupo selecionado, que, enfim chegou: na terça-feira, 20 de junho, nossos primeiros cinquenta jovens foram para Garanhuns fazer seus exames e no dia seguinte os outros duzentos. 
E toda a escola se preparou para esta "mega operação", afinal de contas, sair numa viagem de quase 90 km, dois dias seguidos com a incumbência de levar e trazer, sãs e salvos, adolescentes é uma responsabilidade muito grande, mesmo que tenham sido divididos em dois grupos, mesmo que tenham viajado em ônibus confortáveis, mesmo que em cada ônibus fosse um professor responsável, mesmo que os motoristas fossem capacitados, mesmo que houvesse as listas de frequência, mesmo que as nossas "meninas da cozinha" tenham feito uma merenda especial, mesmo que... É muita tensão. Mas, enfim, tudo deu certo. 
Hoje, temos a sensação do "dever cumprido", temos a alegria de vermos os nossos estudantes sendo encaminhados para tratamentos mais sérios ou apenas terem óculos que irão facilitar a sua vida. E uma satisfação ainda maior de termos conseguido - graças à lembrança do professor Roberto Malta e do empenho de Evaneide (GRE-AM) - o atendimento a dois ex-alunos, que perderam a visão de um olho quando criança e que não tiveram condições financeiras de fazer tratamento e nem têm condições de colocar uma prótese: Carlos Daniel e Iara Ferreira.
E digo a todos, sem sombra de dúvidas: Josenilda Albuquerque e Alessandra Feitosa, não poderia ter feito escolha mais acertada. Vocês foram incríveis durante todo o processo desde o primeiro momento: a dedicação, o cuidado e o zelo que vocês tiveram (têm) pelos nossos estudantes me faz pensar se de fato a minha escolha foi assim tão por acaso ou se não foi uma conspiração divina: a espiritualidade tem dessas coisas, nos intuem às melhores escolhas, basta acreditar. E eu acredito!
Que Deus abençoe a todos os que se envolveram em mais esta tarefa humanitária, especialmente as nossas "DOUTORAS JOSENILDA ALBUQUERQUE e ALESSANDRA FEITOSA".
VALEU, MENINAS!!!!
JOSENILDA

ALESSANDRA 



EQUIPE GRE-AM PROJETO BOA VISÃO:





NOSSOS ESTUDANTES:






















MAIS INFORMAÇÕES:

http://portal.saude.pe.gov.br/programa/secretaria-executiva-de-atencao-saude/projeto-boa-visao

http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2017/06/gre-do-agreste-meridional-se-prepara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário