segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PROJETO O LIVRO QUE EU LI - ANO IV/2014 II CONCURSO DE REDAÇÃO DO 1º MÉDIO "A"/2014. TEXTOS VENCEDORES

PROJETO O LIVRO QUE EU LI - ANO IV/2014 
II CONCURSO DE REDAÇÃO DO 1º MÉDIO "A"/2014.


TEXTOS VENCEDORES:

I - MODALIDADE: POEMA

















TÍTULO: DEVANEIOS PROFUNDOS 
AUTORA:  Mírian Martins Lira

Tive um devaneio ontem.
Um novo mundo conheci.
Longas estradas, enormes montes.
O mais lindo que já vi.
Cantos, canções exuberantes.
Campos de flores dançantes.
Tão alegre eu sorri.

Águas cristalinas escorriam
Bem de leve,
Ecoando um som nas nuvens,
Tão branquinhas feito neve.
Posso ver tua bondade.
Mundo de honestidade.
Voltarei então, em breve.

Ilhas, montes flutuavam,
Num céu azul e celeste.
“Devagarosamente” andando,
Norte, sul, leste e oeste.
Que encanto me trazia
Manhã, tarde, noite e dia.
Aquele Monte Everest.

Aqui a paz governa,
Não tem dor e nem tristeza.
Não tem rico, nem tem pobre,
Escravo, nem realeza.
Aqui a pura verdade,
É que nossa liberdade,
Sem dúvida é a maior riqueza.

Com os olhos eu ouço
O canto dos “passarins”.
Com os ouvidos eu vejo,
O voo dos bem-te-vis.
Quero morar nesse mundo.
Onde tudo é muito tudo.
Posso então ser aprendiz.

Aqui não tem cidade,
Não tem rua e nem estrada.
Só tem a natureza,
Não tem veículo e nem morada.
Ô mundo bonito,
Ô imenso infinito,
Bem melhor que a Pasárgada.

Se Deus me permitir,
Trarei todas as crianças.
Adultos e idosos
Terão sempre esperança.
De viver em harmonia,
Ser feliz a cada dia,
Com amor e sem tardança.

Tive um devaneio ontem.
Um novo mundo deixei.
Longas estradas, enormes montes
Que jamais esquecerei.
Posso ver tua bondade,
Mundo de honestidade,
Com certeza voltarei.

Se Deus permitir, voltarei.

---------------------------------------------------------------------------------
I - MODALIDADE: CONTO

TÍTULO: POR VINGANÇA
AUTORA: Roselma Maria da Silva

Ana era uma moça simples, ela morava com seus pais e sua irmã em uma cidade, no interior da Bahia. Tinha apenas 18 anos, mas já despertava o interesse de muitos rapazes. Estudava em uma escola pública da cidade. Era muito bonita, o que causava inveja em suas colegas de classe do último ano do Ensino Médio.
Junto com suas amigas, gostava de frequentar as festas que duravam até o dia seguinte, de curtir e se divertir, mas nunca se envolvera em coisas erradas.Certo dia, véspera de ano novo, foi a uma festa no centro da cidade, em meio a música e pessoas, conheceu um rapaz, Sérgio, de 25 anos, que logo a chamou para dançar.
Daí em diante, começaram a sair e, em pouco tempo, estavam namorando. Sua mãe achava que aquele namoro não daria certo, ele era mais velho do que ela. Mas Ana sempre dizia que era só implicância de sua mãe. O tempo passou e as coisas já não eram como antes, Sérgio não a visitava mais e nem ligava para saber de sua namorada. Pelo bairro corriam boatos de que ele a enganava com outra mulher. Diante de tanta desconfiança e indiferença, Ana o procurou e terminou o namoro, ele jurou que ainda voltaria.
Passaram-se dois anos, ela conheceu outro rapaz, de boa família e honesto, logo começaram a namorar, viviam felizes e sorridentes, algo que causaria inveja, faziam planos para o futuro e pensavam até em casamento.
Antônio e Ana combinaram de saírem no sábado à noite para curtir um pagode e isto fizeram. Quando estavam felizes no bar, Sérgio chegou, sentou-se em uma das mesas, neste momento Ana ficou apreensiva e assustada. Antônio, sem entender, perguntou: "você está se sentindo mal?" E ela respondeu: "Vamos embora daqui, algo de ruim vai acontecer". Os dois pagaram a conta e saíram andando. às nove horas da noite de sábado, em uma rua escura e deserta, chovia forte e fazia um frio congelante. Ela percebeu que alguém os seguia, mas ignorou e continuou andando. Já estavam perto de casa, quando Antônio, que ia de mãos dadas com ela, caiu. Um tiro de rifle. Sem saber o que fazer, Ana começou a gritar inutilmente. Sérgio se aproximou lentamente, amordaçou a sua boca e, com um tom de deboche, disse: "Eu te avisei que voltaria, não foi?"
No dia seguinte, encontraram o corpo de Antônio e uma sandália de Ana.
E nunca mais ninguém soube do paradeiro da menina Ana.

---------------------------------------------------------------------------------
MODALIDADE: CRÔNICA
TÍTULO: O inesquecível 7 x 1
AUTORA: Roselma Maria da Silva

Nunca gostei muito de futebol, na verdade achava uma bobagem ver as pessoas correndo de uma bola, como se a bola fosse um bandido fugindo da polícia. Mas curiosamente começou a surgir uma certa admiração, de origem até então desconhecida. Durante a Copa do Mundo de Futebol (2014), realizada aqui neste país tropical, de belas mulheres e morenos de arrancar suspiros, tornei-me uma torcedora fanática da seleção brasileira, é claro.
Assisti a todos os jogos da nossa seleção, coisa que jamais imaginei que faria, vi a estréia contra a Croácia, em doze de junho, e assisti também a partida contra a Alemanha.
Lembrar daquela partida é mexer com a ferida ainda recente do brasileiro. Acreditávamos que seríamos hexa campeões. Seria bom demais ser campeão e ainda por cima em nossa casa. Em todos os lugares, o verde e o amarelo eram protagonistas. Os olhos do mundo estavam voltados para o Brasil, tínhamos uma "moral futebolística" a zelar.
Mas aquele dia não era o nosso dia de sorte. Levamos um gol logo de início, mas ainda dava para virar, afinal era apenas um gol. De repente pisquei o olho e já estava 7 x 1 para os germânicos. O que depois viria a ser chamado de apagão, o Neymar não estava lá pra salvar a pátria.
E agora? As lágrimas começaram a cair. Tentei esconder o rosto com o travesseiro, não ficaria bem pra mim se me vissem chorando. O sonho do hexa tinha acabado, puxa vida! Eu rezei para ganharmos do Chile e ganhamos, mas contra a Alemanha, faltaram-me palavras.
Para nossa insatisfação maior, os germânicos comemoraram, desfrutaram das nossas riquezas e ainda ganharam fama de simpáticos. Os noticiários falavam da vergonhosa derrota brasileira, ao mesmo tempo em que elogiavam os germânicos.
Pode isso?






quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

II CONCURSO DE REDAÇÃO – 1º ENSINO MÉDIO A - RESULTADO


O resultado do II CONCURSO DE REDAÇÃO da turma do 1º Ensino Médio A foi divulgado hoje, em minhas aulas, com direito a comes e bebes, lágrimas, sorrisos, depoimentos, declarações, falas emocionadas e prêmios.
De cada modalidade foi escolhida apenas uma produção textual pela Comissão de Avaliação formada pelos professores: José Mário, Maria das Graças, Maria Vilca e eu. Porém, fez-se necessário convidar uma outra professora, Ana Paula, para desempatar na modalidade POEMA, visto que houve um empate nos votos da Comissão.
O primeiro colocado de cada modalidade ganhou um kit para adoçar a alma e o corpo: dois livros e um Papai Noel de chocolate. um dos livros foi igual para todos os vencedores das três modalidades: O Pequeno Príncipe, de Saint Exupery, pois acho que todas as pessoas deveriam lê-lo, e o segundo livro de cada modalidade foram estes: 
CRÔNICAS         CONTOS           POEMAS
   
E as vencedoras de cada modalidade literária foram:

1. CONTO
Título: Por Vingança
Autora: Roselma Maria da Silva.

2. CRÔNICA
O inesquecível 7 x 1
Autora: Roselma Maria da Silva.

3. POEMA
Devaneios Profundos
Autora: Mírian Martins Lira



Por conta de todos os trabalhos terem sido entregues com um pseudônimo e trazer em anexo, um envelope lacrado pelo próprio participante, no qual continha a ficha de inscrição, optei por fazer primeiro a leitura de cada texto vencedor e somente após, ler a inscrição para saber quem seriam os autores. 
E isto fez com que ficasse mais emocionante o momento. Logo após, as vencedoras falaram para todos e a emoção aumentou mais.
Eis alguns registros feitos deste momento:


















E o desafio foi lançado a todos eles: ler bastante e continuar escrevendo nas férias para, no início do ano letivo de 2015, apresentar a mim toda a produção. 
Já estou ansiosa pelas produções que virão por aí!!! Caprichem, meus sobrinhos e minhas sobrinhas!!!
Parabéns às vencedoras e aguardem, em breve estarei postando aqui os textos vencedores.






sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

II CONCURSO DE REDAÇÃO – 1º ENSINO MÉDIO A - EDITAL 01/2014

ESCOLA JOÃO RODRIGUES CARDOSO – ÁGUAS BELAS/PE
PROJETO O LIVRO QUE EU LI – ANO IV/2014
II CONCURSO DE REDAÇÃO – 1º ENSINO MÉDIO A

EDITAL 01/2014

O II Concurso de Redação da turma do 1º Ensino Médio A é uma das ações do PROJETO O LIVRO QUE EU LI, desenvolvido na Escola João Rodrigues Cardoso, pela Profª Maria Aparecida de Lima, que tem como objetivo incentivar e desenvolver o hábito pela leitura e produção textual, favorecendo o despertar artístico e literário e promover uma integração e competição saudável entre os alunos desta turma.

Quem pode Participar?
  • Estudantes regularmente matriculados na turma A do 1º Ensino Médio.


Modalidades literárias:
1. Conto
2. Crônica
3. Poema

Forma de Participação – Regulamentações
  •  Para inscrição, o estudante deverá preencher uma ficha para cada modalidade da qual irá participar, informando nela o título e o pseudônimo que irá usar no trabalho, colocar em um envelope que deverá ser lacrado e entregue juntamente com a produção textual, que também deverá conter o mesmo título e pseudônimo usado pelo autor na ficha de inscrição.
  • Não há custo para a inscrição.
  • Cada estudante poderá participar com apenas um trabalho em cada modalidade.
  • Os temas serão livres para as três modalidades.
  • As crônicas deverão ter no mínimo 30 linhas.
  • Deverá ser uma produção original.


Premiação
  • O melhor trabalho de cada modalidade, escolhido pelo júri receberá um prêmio.


Cronograma
  • Início das inscrições: 08/10/2014.
  • Entrega dos textos: 02/12/2014.
  • Divulgação do resultado: 10/12/2014.
  • Premiação dos vencedores: 11/12/2014.

Comissão de Avaliação
  • A Comissão de Avaliação será formada por um grupo de professores da EJRC.
  • A EJRC fica no direito de utilizar as produções literárias do vencedor de cada modalidade de diferentes formas a que julgar necessárias.
  • Edital publicado nas redes sociais, no mural da EJRC e nos blogs abaixo relacionados:


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Apresentação do TCC da EJRC/2014

Dia 28 de novembro foi a apresentação do TCC da penúltima turma do Curso Normal Médio da EJRC, e, mais uma vez estava eu lá, fazendo parte da banca examinadora, juntamente com outros colegas da escola e convidados de outras escolas.
A professora de Prática Pedagógica, Profª Nazaré Cabral, organizou todo o evento, coordenando desde a ornamentação do ambiente, até os direcionamentos dos trabalhos. E tivemos mais uma vez um momento acadêmico importante para a nossa escola.
Em grupos, os alunos, em meio a nervosismos, choros e lágrimas, foram apresentando os seus trabalhos, que foram sendo analisados pelas três bancas e assistidos pelos alunos da turma do 3º Normal Médio, que serão em 2015 a última turma deste curso, cuja implementação foi de suma importância para a história da EJRC.
Aos meus alunos desta turma de formandos desejo que este seja apenas o início de uma vida acadêmica longa, proveitosa e voltada para a melhoria da Educação da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, pois esta é uma das carreiras mais significativas para a formação humana.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

PROJETO VOZES DA ÁFRICA – CASTRO ALVES

A Profª Maria Vilca mais uma vez presenteou a comunidade da EJRC com um projeto de leitura que foi brilhantemente desenvolvido com os alunos da turma do 9º Ano E. Durante o dia de ontem, 02 de dezembro, os alunos desta turma, declamaram poesias de Castro Alves em um cenário muito bem elaborado, que retratava o convés de um navio negreiro. Foi um dia mágico, de poesias e talentos que se repetiram durante o dia inteiro para que todas as turmas, do turno diurno, pudessem assistir ao recital, visto que a nossa escola não dispõe de um espaço amplo o suficiente para que houvesse apenas uma sessão de recital por turno. Parabéns a todos: a professora Vilca, aos seus alunos do 9º Ano "E" e a todos os colaboradores pelo “sopro de poesia” em nosso dia, em um período tão tumultuado de final de ano letivo!!!