terça-feira, 14 de outubro de 2014

Os bônus da nossa profissão

Durante o tempo em que fiquei afastada da sala de aula, porque estava de licença prêmio (30 dias no turno diurno e 60 dias no turno noturno), ficou mais evidente o quanto é desgastante a minha rotina de professora com carga horária de 350 horas aulas mensais. Há tantos compromissos, tanto pra ler, tanto pra corrigir, tanto pra elaborar, planejar, anotar, lançar em sistema, estudar, reorganizar... Ufa!!! Canso apenas só em falar.
E, de repente, descobri-me livre, leve e solta. Pude ler todos os livros que quis, pude dormir mais e conviver bastante com os meus familiares. Viajei, curti meu marido, meus filhos, meus sobrinhos e a minha casa. Fiz panfletagem virtual e acompanhei com mais tranquilidade os rumos que as eleições tomaram. Tive o tempo que precisava para me reestruturar e me refazer para voltar mais fortalecida para todas as atribuições e atividades extras que final de ano letivo traz para nós professores.
Retornei, retomei minhas aulas e me deparei com diversas demonstrações de carinho pela minha volta. Senti-me amada ao ouvir dos meus alunos que fiz falta, que sentiram saudade de mim. Faz bem ao ego de um professor. 
E hoje, às vésperas do Dia do Professor, recebi esta cartinha querida do meu aluno/sobrinho Léo, um "carinha do bem", que me conquistou desde a primeira vez em que o vi, tímido ainda, pegar o microfone e, diante de toda a escola, numa "reunião pesadíssima", partir em defesa de alguém que havia sido injustamente massacrado e humilhado por uma determinada pessoa, que não vem ao caso citar. Naquele momento, senti uma enorme vontade de um dia ser a professora daquele menino, cuja coragem foi maior que a de todos nós, adultos ali presentes, que ficamos na platéia apenas assistindo a tudo e sem coragem para nos posicionarmos, com medo das possíveis sanções.
Léo, aluno do 3º Ensino Médio, está vivendo seus últimos dias na EJRC, irá trilhar novos caminhos, seguir sua vida, espalhando amor e alegria por onde passar, mas aqui deixará saudade, amigos e uma amiga pra sempre, Tia Cida. 
Valeu, por tudo e pelo carinho, meu sobrinho!